between art and life: um novo conceito de arte - em lançamento no The Lake Resort, Vilamoura

zoom

saltar para galeria de imagens

o conceito

A arte, a fruição estética, o prazer que contemplar e/ou possuir objectos que reflectem uma forma de sentir e interpretar a vida, o ser e as suas manifestações, encontra em between art and life a liberdade funcional da criação artística. Cada peça assume uma função e integra-se na vida quotidiana do seu utilizador/fruidor de acordo com o seu sentir: pode usá-la como sugerido pela função ou reinventar o seu uso, a seu bel-prazer.
between art and life cria uma nova dimensão, entre arte e vida, e confere ao quotidiano um espaço de expressão livre e descomprometido, com o toque do original, do belo e do único. Cada peça, numerada e assinada pelo autor, faz parte de um pequeno conjunto de reproduções e é acompanhada, como uma serigrafia, de um certificado de autenticidade. Cada produto, como objecto artístico que é, não se repete para além do estabelecido, não está sujeito à lógica de mercado dos bens funcionais.
between art and life representa uma nova visão da arte e da vida, a fusão entre a utilidade e a arte.

o projecto

O projecto between art and life foi idealizado pelo artista plástico Fúlvio Mendes que o transportou, como objectivo central de trabalho, para o Mestrado em Design e Marketing da Universidade do Minho. Aí, conquistou o interesse de Susana Ralha, uma colega de curso, que assumiu a gestão do projecto e, apoiado por uma equipa de docentes, investigadores e técnicos do Departamento de Engenharia Têxtil, por duas empresas têxteis, nomeadamente Lameirinho e ANIEL, a Costampa, a LANXESS – Energizing Chemistry e pelo complexo turístico “The Lake Resort”, cresceu em estruturação, dimensão e maturidade até à fase de lançamento. 

o lançamento

O lançamento da between art and life será concretizado numa exposição, a cargo da Galeria Jorge Shirley, sediada em Lisboa, em que serão, também, apresentados alguns trabalhos de pintura do autor, como elementos enquadrantes das propostas pictóricas da marca. A exposição estará patente ao público durante todo mês de Julho, nas instalações do “The Lake Resort”, em Vilamoura no Algarve, com o apoio a Direcção de Marketing do complexo turístico. Na sessão de inauguração, realizada com grande sucesso no dia 30 de Junho, a apresentação da between art and life esteve a cargo dos principais responsáveis pela concretização do projecto, Fúlvio Mendes, Susana Ralha e Maria da Graça Guedes (UM).

Apoios:

Equipa de especialistas e técnicos da Universidade do Minho: Maria da Graça Guedes, Joana Cunha, Pedro Souto, Hélder Carvalho, Bernardo Providência, Avelino Ferreira e Joaquim Jorge
Complexo Turístico: The Lake Resort
Galeria de arte: Galeria Jorge Shirley
Empresas têxteis: Lameirinho e ANIEL
Costampa
LANXESS – Energizing Chemistry

 

Imagens

mais notícias...