FORMAÇÃO TÊXTIL NA UNIVERSIDADE DO MINHO: PARA A REGIÃO E PARA O PAÍS

A indústria têxtil na região do Ave constitui uma importante referência histórica no contexto da industrialização portuguesa. Sempre representou um forte papel no desenvolvimento regional e na consequente geração de riqueza, com elevado impacto na economia nacional e uma vigorosa manifestação de dinamismo e determinação.
É extremamente pertinente focar toda a atenção no potencial da indústria têxtil para continuar a promover o emprego, a inovação e a riqueza, ou seja, o desenvolvimento social e económico. De facto existe um considerável acúmulo de saber “têxtil” construído e consolidado na história, nas tradições e na cultura, representando uma ferramenta muito eficiente para a construção de um futuro de progresso e afirmação nacional e internacional. Apesar da queda no ritmo da industrialização europeia e particularmente da sua indústria têxtil, em Portugal este setor mantém a importância relativa no contexto do número de empresas e do volume de exportação.
Desde 1977, a Universidade do Minho tem vindo a oferecer vários cursos de diferentes graus em muitos domínios têxteis. Na atualidade, estão em atividade o Mestrado Integrado em Engenharia Têxtil (diurno e noturno), a Licenciatura em Design e Marketing de Moda e diferentes mestrado e programas doutorais, como o Mestrado em Design e Marketing, o Mestrado em Design e Comunicação de Moda, o Mestrado em Química Têxtil, os Programas Doutorais em Engenharia Têxtil e em Design de Moda.
Com esta oferta formativa, alicerçada num conjunto coeso de docentes e investigadores, formou-se ao longo dos tempos um vasto número de profissionais têxteis responsáveis em larga medida pela transformação das empresas têxteis portuguesas, dando-lhes competências para atingir uma boa posição competitiva na indústria têxtil irreversivelmente globalizada. O desafio é agora global, a exportação obriga a respostas rápidas e à adoção imediata de novas soluções. Qualidade, ambiente e sustentabilidade tornaram-se enquadramentos obrigatórios da política das modernas empresas têxteis. O Departamento de Engenharia Têxtil sempre visou que a sua oferta formativa captasse a atenção dos jovens, quando têm que decidir sobre a sua carreira, garantindo-lhes a aquisição das melhores e mais adequadas competências para enfrentar todos estes desafios industriais.
O Engenheiro Têxtil formado na Universidade do Minho é reconhecido pelas suas competências funcionais, decorrentes de cinco anos de estudos, em áreas gerais de engenharia e específicas do setor, nomeadamente gestão, organização da produção, processos têxteis e produtos, desde os materiais ao projeto de produtos inovadores. A ação destes profissionais na indústria têxtil é altamente considerada e a tendência num futuro próximo será reforçar o número de engenheiros nas empresas.
O licenciado em Design e Marketing de Moda tem um perfil único de profissional criativo e tecnicamente conhecedor de materiais e processos têxteis, fazendo dele um decisor informado sobre a qualidade, o custo e o potencial inovador dos produtos que propõe.
Os estudantes de doutoramento representam uma grande componente do trabalho de investigação e são importantes meios de colaboração com universidades estrangeiras, nomeadamente brasileiras, atualmente o parceiro mais representativo em programas doutorais com o Departamento de Engenharia Têxtil.
Atualmente, a economia portuguesa demonstra relevantes sinais da importância dos setores tradicionais como têxtil, vestuário e calçado, contribuindo para os bons números do volume de exportação, baseada na qualidade dos seus produtos e na capacidade de resposta das empresas. Por forma a ajudar a indústria a crescer de uma forma sustentável, revela-se imperiosa a qualificação dos recursos humanos e uma fluida transferência de conhecimentos entre a Universidade e as empresas têxteis. Este complexo contexto, o Departamento de Engenharia Têxtil é chamado a um papel decisivo: propor soluções para os problemas industriais e contribuir para o bom desempenho da indústria gizando um programa de colaboração entre os vários parceiros.