Direcção de mestrado: Teresa Miranda

 

INTRODUÇÃO

A Indústria Têxtil tem estado sempre na primeira linha do aproveitamento das inovações tecnológicas que foram aparecendo ao longo dos anos. A Química Têxtil tem naturalmente acompanhado esta tendência evolutiva, pelo que se justifica a reestruturação do Mestrado em Química Têxtil, o qual tendo sido criado em 1994, não foi até agora objecto de qualquer modificação curricular. Desde então notou-se que a evolução da tecnologia motivou uma diversificação dos interesses dos alunos não só nas áreas que tinham sido objecto do programa anterior (tecnologias da ultimação e do ambiente) mas para outras que, sendo afins, exigem uma especialização adequada (caso, por exemplo, dos processos enzimáticos, dos acabamentos funcionais, da química de superfície ou das radiações nos acabamentos têxteis). Este facto levou a esta proposta de reestruturação, que considerou:

  • um primeiro semestre com uma disciplina integradora de que constam módulos de homogeneização e de estudo de sectores específicos da Química Têxtil, nomeadamente Macromoléculas, Corantes e Tingimento e Estamparia e com uma disciplina opcional de carácter complementar tendo em vista a formação em áreas afins (caso do Ambiente, da Ultimação, da Qualidade ou da Higiene e Segurança no Trabalho) ou importantes para o desenvolvimento de projectos de investigação (caso da Estatística Têxtil)
  • um segundo semestre com três disciplinas de opção, que poderão ser de dois tipos:
    • banda larga, permitindo ao aluno especializar-se numa das grandes áreas da química têxtil.
    • banda estreita, permitindo que o aluno se oriente para domínios de ponta e actualidade na área da química têxtil.

Das quatro disciplinas opcionais, duas terão que ser obrigatoriamente da área de Química Têxtil. Com este programa pensamos captar o interesse e ir ao encontro das necessidades dos engenheiros e químicos que trabalham, ou pensam vir a trabalhar, neste sector da indústria têxtil, que continua a ser a mais importante do país quer em termos económicos quer em termos sociais.

OBJECTIVOS

Os objectivos, continuarão a ser, tal como se referia no projecto original deste mestrado, desenvolver um curriculum que permita a formação avançada no âmbito dos processos da ultimação têxtil, do ambiente, da reciclagem e da utilização racional da energia e da água.

DESTINATÁRIOS

Poderão candidatar-se à matrícula todos os licenciados em Química, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Engenharia do Vestuário, Biologia e Engenharia Biológica ou em áreas afins.

HABILITAÇÕES DE ACESSO E CRITÉRIOS DE SELECÇÃO

São admitidos à matrícula no Curso de Mestrado os titulares das licenciaturas referidas no ponto anterior, ou equivalentes. Excepcionalmente, poderão ser admitidos candidatos que apresentem currículo que demonstre adequada preparação científica de base. A selecção de candidatos a admitir à matrícula far-se-á de acordo com os seguintes critérios: 

 i) Classificação da licenciatura ou outros graus já obtidos; 

ii) Avaliação do currículo académico, científico e técnico; 

iii) Experiência profissional.

DURAÇÃO E REGIME DE ESTUDOS

Detalhes do plano de estudos do mestrado em Química Têxtil aqui.